FAQ

Para saber as respostas, clique nas perguntas.

  • 1. Os idosos e crianças também podem participar? A partir de que idade a criança pode começar a treinar?
    Não só podem como devem. A criança a partir do momento que ela sabe contar 1, 2, 3.
    O idoso se descobre para a vida isto em todos os sentidos, o Caminhos do Corpo - Wu Shu só pode trazer benefícios a todos.
  • 2. Em média quanto tempo uma pessoa pode recuperar sua capacidade física treinando Caminhos do Corpo - Wu Shu ?
    Os reflexos já são sentido no dia seguinte, os benefícios já a partir da segunda semana é claramente percebido.
  • 3. Qual a melhor roupa para praticá-lo?
    Procurar vestir roupas soltas e leves para não impedir a livre circulação do sangue e dos movimentos.
  • 4. Quais os principais benefícios do para a saúde?
    O bem estar pessoal e melhoria da qualidade de vida em 100% pois a princípio trabalha-se partindo do realinhamento esquelético, desobstrução dos pontos energéticos, do sistema motor e sistema nervoso central que resultam em outros inúmeros benefícios, citei somente os básicos mesmos.
  • 5. Existe alguma contra-indicação?
    Absolutamente nenhuma porque o princípio de tudo é com o que a pessoa nos oferece, daí para frente é conosco, não é uma competição visto que cada aluno praticante atua dentro de seu próprio limite o que fazemos é estimular as partes do corpo que até então estão esquecidas em estado de inércia.
  • 6. Quais os limites do Caminhos do Corpo - Wu Shu ?
    Não existe limite no Caminhos do Corpo - Wu Shu pois quanto mais a pessoa disciplinada segue corretamente as orientações mais ela percebe que tem muito mais a responder .
  • 7. O que o Caminhos do Corpo - Wu Shu não pode resolver?
    Se o aluno tiver membros ou partes do corpo amputados não há como faze-los crescer se for cego também, etc. Portadores de HIV recuperaram o peso e hoje levam uma vida quase normal inclusive quem chegou com dreno nas costelas, cicatrizou.
  • 8. Pessoas com bronquite podem participar? Como terão fôlego para fazer os exercícios?
    Não só podem como devem, pois a regeneração do sistema respiratório é visível em pouquíssimos dias. Quanto ao fôlego para fazer os exercícios, lembre-se. O ponto de partida deste trabalho é o que o aluno nos oferece.
  • 9. Quais as vantagens do treinamento ao ar livre? E qual a importância do mar ou rio no tratamento?
    A água do rio por ser corrente tem o efeito de purificar o ambiente além de acalmar o praticante do Caminhos do Corpo - Wu Shu . Além do que em um determinado estágio do treino o aluno entra na água para experimentar a maravilhosa sensação da oxigenação muscular isso só experimentando pra saber e sentir por ser gostosamente indescritível.
  • 10. Pessoas com Mal de Parkinson podem se beneficiar com o Caminhos do Corpo - Wu Shu ?
    Perfeitamente, visto que é trabalhado diretamente o sistema nervoso central sendo que há casos comprovados da eficácia deste trabalho.
  • 11. Wu Shu é a mesma coisa que Kung Fu? Qual é a origem do Wu Shu?
    Absolutamente não. Wu Shu significa Arte Marcial e é a origem de todas as artes marciais tradicionais chinesas que conhecemos, provavelmente sua origem data da pré-história e que ao longo de milhares de anos foi desenvolvida e aperfeiçoada provocando o surgimento de diversas variações e métodos novos de combate mais tarde chamados de estilos ou formas de lutar particulares, os 1º registros de Kung Fu datam de 1766 - 1122 a.C. encontrados em ossos e cascos de tartarugas.
    O Wu Shu se desenvolveu muito antes disso. Em 145 - 208 d.C. um médico famoso Hua Tuo já havia influenciado fortemente as artes marciais, sendo o 1º a sugerir uma seqüência de exercícios para melhorar a saúde criando exercícios que imitavam os movimentos dos animais (Tigre, Cervo, Urso, Macaco e Garça) que visavam melhorar a flexibilidade do corpo e o estímulo do apetite.
    Posteriormente outro médico Ge Hong (284 - 364) integrou o Qi Gong, importante parte da Medicina Chinesa Tradicional, à arte marcial.
    Na Dinastia Ming (1368 - 1644) foi onde o Wu Shu prosperou como nunca, chegando ao seu ápice com o desenvolvimento posterior dos estilos puramente internos como o Tai Chi Chuan, Pakuan Chang, Hsing - I Chuan e finalmente a síntese máxima desses estilos desenvolvida no I -Chuan (1885 - 1993).
    Além da habilidade em combate e ganho de saúde o Wu Shu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites: estrutura o corpo e a mente ajudando no equilíbrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios.
    O Wu Shu divide-se em três linhas nesta ordem:
    • a do que serve
    • a do que cura e por fim
    • a do guerreiro
    Quando se é Mestre tem-se o domínio das 3 linhas e cada Mestre escolhe a que quiser seguir no meu caso escolhi a da Cura.
  • 12. Wu Shu é a mesma coisa que Caminhos do Corpo?
    Utilizando as técnicas aprendidas do Wu Shu na Arte de Curar, Caminhos do Corpo foi o nome com o qual eu batizei esta seqüência simétrica de movimentos desenvolvidos, visto que nosso corpo é constituído de caminhos que por sua vez sendo desobstruídos só nos traz inúmeros benefícios.
  • 13. Por que os atletas ganham maior desempenho com esse tipo de treino?
    Porque a extensão total de todos os músculo do corpo é trabalhada extremamente e completamente sendo assim o corpo produz e responde positivamente a cada função para a qual é exigido e tudo com bastante folga portanto o desgaste torna-se menor e a recuperação é muito, mas muito mais rápida e sem nenhuma possibilidade de comparação com outros treinos.
  • 14. Que modalidades o Caminhos do Corpo - Wu Shu ajudou para melhorar desempenho de atletas?
    As que já foram comprovadas: remo, boxe, tênis, natação, biathlon, triathlon, maratonas, luta greco-romana, vôlei, futebol são algumas delas.
    Quanto ao futebol, ao trabalhar durante 5 anos com alguns clubes aqui em Santos nenhum atleta ficou fora de nenhuma partida por contusão visto que além do treino ser 100% eficiente ainda previne as lesões precocemente.
  • 15. É possível praticar um esporte junto com o Caminhos do Corpo - Wu Shu ?
    Praticar sim, fazer outro treino paralelo não há necessidade, pois com a orientação de um mestre Wu Shu verdadeiro a pessoa pode "desenhar" o seu corpo da maneira que desejar.
  • 16. Que tipo de esporte não combina com o Caminhos do Corpo - Wu Shu ? Ginástica com aparelhos combina?
    O Wu Shu combina e traz benefícios para o praticante de todos os esportes com exceção dos que praticam ginástica de academias com aparelhos, não que os aparelhos sejam errados mas as orientações que pessoalmente eu tenho visto trazem prejuízos a longo prazo para o praticante.
  • 17. Caminhos do Corpo - Wu Shu pode ser praticado em espaços fechados?
    Não é aconselhável de forma nenhuma a menos que sob as orientações de um mestre, o local seja previamente preparado para a prática do Caminhos do Corpo - Wu Shu , pois somente um mestre sabe como, o modo e a forma de adaptá-lo.
  • 18. Por que esse tipo de atividade só existe em Santos?
    Porque o único mestre Wu Shu original que existe no Brasil está aqui em Santos e este bem que procura discípulos para deixar o legado
  • 19. O treino é feito descalço ou com tênis? Qual o melhor?
    Essencialmente descalço, mas como o sistema esquelético do homem hoje em dia está todo desalinhado pede-se que seja praticado com um tênis adequado à necessidade do corpo de cada pessoa, no entanto pede-se que o treino seja feito pelo menos uma vez por semana descalço para favorecer um pouco mais na desobstrução dos pontos energéticos básicos
  • 20. Ajuda na obesidade? Em quanto tempo o resultado aparece?
    Ajuda 100%, alguns reflexos são percebidos já no dia seguinte, certos benefícios já na segunda semana, o tempo varia de pessoa para pessoa, é natural que os exercícios aliados a uma dieta saudável encurtará o tempo do resultado, é importante lembrar também que o Caminhos do Corpo - Wu Shu combate com 100% de eficácia os efeitos da menopausa fazendo com que o próprio corpo da mulher produza e reponha os hormônios, equilibrando-se naturalmente sem nenhum risco a saúde.